Uso de celular ao volante é responsável por mais de 1,7 mil autuações em Santa Maria

Jaiana

Uso de celular ao volante é responsável por mais de 1,7 mil autuações em Santa Maria

Um dos fatores que mais causa acidentes no trânsito é a desatenção do motorista ao volante. O uso dos smartphones na direção, por exemplo, aumenta em 400% o risco de acidentes, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, e já é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). A cada hora, 28 pessoas são multadas no país por estarem usando o dispositivo enquanto dirigem.

Em Santa Maria, pelo uso de celular ao volante, no período de 1º de abril de 2021 a 30 de abril de 2022, 1.782 motoristas foram autuados (1.494 por manusear ou segurar o celular enquanto dirige e 288 pelo uso do celular junto ao ouvido). Os números são menores dos registrados nos anos anteriores. No mesmo período, em 2019/2020, foram 2.250 autuações, e em 2020/2021, 2.646. Conforme dados da Secretaria de Mobilidade Urbana do município, a cada um minuto ocorre uma infração de risco no trânsito da cidade. São cinco tipos de infrações de risco: uso do celular ao volante, não usar cinto de segurança, dirigir embriagado, dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e avançar no sinal vermelho.

De acordo com o secretário Orion Ponsi, ainda é muito difícil identificar quando um acidente é causado pela desatenção provocada pelo uso do telefone, já que a fiscalização eletrônica não registra este tipo de infração.

– Precisamos ter o flagrante dos agentes de trânsito que trabalham nas ruas ou que o motorista admita que causou o acidente por estar no celular. Tecnicamente já está comprovado que é um dos elementos potenciais e um dos fatores presentes nos acidentes de trânsito – explica.

ATENÇÃO E REAÇÃO

Usar o celular enquanto dirige está atrás apenas do uso de álcool e do excesso de velocidade como causa de acidentes, conforme a pesquisa da Abramet. O uso de celular é capaz de retardar o período de reação do condutor em 35%, acima da demora provocada pelo álcool, que é de 12%.

– Com a concentração de veículos na área urbana, qualquer segundo fora da atenção de trânsito aumenta a aproximação do veículo da frente, podendo até causar atropelamentos. A utilização do telefone, por mais breve que seja, é um risco potencial – salienta Ponsi.

Em Santa Maria, as vias com maior incidência desse tipo de infração são as avenidas Presidente Vargas e Nossa Senhora Medianeira, com 230 e 211 autuações, e as ruas Venâncio Aires e do Acampamento, com 211 e 139 notificações.

Durante dois dias, a equipe do Diário esteve nesses pontos e pegou alguns flagrantes. Enquanto uns motoristas dão mau exemplo, outros estão conscientes do perigo:

– Não costumo usar. Tira muita atenção. Só o carona, o copiloto, que usa – garante o assistente de informática Bruno Dutra, 33 anos.

– Uso só para o GPS com o suporte. Tira a atenção e é imprudente. Depois das consequências não adianta reclamar – destaca o militar Claudionei Mário Righi, 47 anos.

USO DE SUPORTE

O que é mais comum verificar nos veículos é o suporte para acoplar o telefone ao painel, e isso não é proibido pelo CTB. Mesmo assim, é preciso ter atenção. Está sujeito à multa manusear o celular enquanto dirige mesmo que ele esteja fixado ao suporte. Se estiver fora do alcance das mãos, servindo apenas para seguir um mapa, o uso está autorizado. Caso precise mexer no aparelho para mudar uma rota, o motorista deve estacionar o veículo. Se fizer isso em movimento vai cometer a infração de manuseio do aparelho.

Em números

Autuações referentes ao uso do celular ao volante, no período de abril de 2019 a abril de 2020:

Artigo 252 VI (uso do celular ao volante com o aparelho junto ao ouvido) – 528 autuaçõesArtigo 252 único (quando o motorista está dirigindo e manuseando ou segurando o celular) – 1.722 autuações

Autuações referentes ao uso do celular ao volante, no período de abril de 2020 a abril de 2021:

Artigo 252 VI (uso do celular ao volante com o aparelho junto ao ouvido) – 486 autuaçõesArtigo 252 único (quando o motorista está dirigindo e manuseando ou segurando o celular) – 2.160 autuações

Autuações referentes ao uso do celular ao volante, no período de abril de 2021 a abril de 2022:

Artigo 252 VI (uso do celular ao volante com o aparelho junto ao ouvido) – 288 autuaçõesArtigo 252 único (quando o motorista está dirigindo e manuseando ou segurando o celular) – 1.494 autuações

O código

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao motorista infratorO valor pode ser ainda maior se o agente de trânsito também perceber que o motorista não está com as duas mãos no volanteNesse caso, serão mais R$ 130,16 e quatro pontos na carteira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deni Zolin: Gasolina é mais barata aqui no Estado do que na média do país Anterior

Deni Zolin: Gasolina é mais barata aqui no Estado do que na média do país

“No dia de pagamento da folha salarial, ninguém aparece para ajudar”, dispara presidente do Inter-SM Próximo

“No dia de pagamento da folha salarial, ninguém aparece para ajudar”, dispara presidente do Inter-SM

Geral